Seja Bem Vindo(a)!!!

Neste Blog a Palavra de Deus é semeada diariamente. Com Vídeos, Imagens e Textos, Deus falará ao seu coração. Palavras são Sementes... Palavras de Deus, são sementes de Amor. Se entregue a este Amor do Céu!!!

Quem Somos
Nós do Palavrasforçajovem, compartilhamos das experiência junto ao Senhor Jesus, com uma linguagem do cotidiano.
Abrimos as portas para que as pessoas manifestem o Amor de Deus que as movem.

Visão
Tornar-se referência em evangelização.

Missão
Evangelizar diariamente com qualidade, segurança, sem distinção de credo, raça e orientação religiosa.

.

Postagem em destaque

Família, presente de Deus

É na família que Deus reside, habita

TRANSLATE

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Limites e a educação infantil

É notório que educar
uma criança não é tarefa fácil, pois envolve tempo, disposição, tolerância, já que é um processo a longo prazo não acontece da noite para o dia. Quem educa nós primeiros anos iniciais tem a impressão de que não está surtindo efeito, mas é natural da criança amadurecer lentamente, e depois sim ir adquirindo recursos e maturidade para ser efetivamente mas obediente, o que não quer dizer que ela não esteja assimilando as regras e comportamentos.
Mesmo tendo o conhecimento de que alguns desses comportamentos fazem parte do desenvolvimento da criança, alguns pais se vêem diante de um conflito quando esta ultrapassa os limites e percebem que precisam agir. É preciso falar que aquele comportamento está errado, se persistir ficará sem algo que gosta. É importante os pais falarem com tranquilidade pois nessa fase a criança dificilmente consegue assimilar algo se estiver muito agitada.
Um comportamento muito comum nessa fase inicial é a agressividade. Percebe-se que a agressividade de alguma forma, faz parte do processo de crescimento do indivíduo onde se utiliza dela para reagir ao mundo, os pais e educadores não devem reagir no mesmo nível de agressividade da criança, ao contrario quanto mas os pais demonstram ter domínio sobre suas emoções, melhor será o aprendizado.
A criança nasce sem qualquer noção de valores, sem saber o que é certo e errado. É papel dos pais ir mostrando aos poucos isso a criança. Mesmo que a criança faça uma birra, não ceda, pois sendo assim esse comportamento vai se perdurar.
As crianças são muito espertas e têm um grande poder de manipulação. Basta um dos pais ceder a um choro que logo a criança entende que é por ali o caminho para conseguir o que ela quer. É próprio da educação infantil a repetição, é preciso repetir, falar e falar novamente, é importante a entonação da voz, estar na mesma altura da criança, falar olhando nos olhos, chamar a atenção da criança para o que você está dizendo.
Se for deixar de castigo devemos estar atendo a idade da criança, é preciso dar um espaço para que a criança tente falar o porque de sua atitude.
Uma boa metáfora para exemplificar é o rio, sem margens bem definidas ele não sobrevive muito tempo, sem escoar suas águas, a criança também precisar perceber de forma clara as regras importantes para uma boa convivência em família e mas tarde na escola, e posteriormente na sociedade com um todo.
Paz e bem!
sersimesmo.blogspot.com.br

Nenhum comentário: