Seja Bem Vindo(a)!!!

Neste Blog a Palavra de Deus é semeada diariamente. Com Vídeos, Imagens e Textos, Deus falará ao seu coração. Palavras são Sementes... Palavras de Deus, são sementes de Amor. Se entregue a este Amor do Céu!!!

Quem Somos
Nós do Palavrasforçajovem, compartilhamos das experiência junto ao Senhor Jesus, com uma linguagem do cotidiano.
Abrimos as portas para que as pessoas manifestem o Amor de Deus que as movem.

Visão
Tornar-se referência em evangelização.

Missão
Evangelizar diariamente com qualidade, segurança, sem distinção de credo, raça e orientação religiosa.

.

Postagem em destaque

Família, presente de Deus

É na família que Deus reside, habita

TRANSLATE

domingo, 31 de agosto de 2014

Compromisso e protagonismo são destaques no Retiro das Santas Missões Populares

Durante três dias, quase duas mil pessoas se reuniram no ginásio
poliesportivo municipal de Guaxupé para participar do 1º Retiro Diocesano das
Santas Missões Populares, promovido pela Diocese de Guaxupé/MG.
O encontro teve início da noite da sexta-feira (29) e terminou na tarde do domingo (31). Vinte missionários de cada uma das 85 paróquias da diocese participaram das formações ministradas pelo padre italiano Luis Mosconi, idealizador e especialista em SMP.
O evento consolidou-se em um verdadeiro mosaico de cores, bandeiras e de expressões eclesiais, valorizando a pluralidade de identidades que formam a diocese. E como não poderia deixar de ser, vários membros da Renovação Carismática Católica estiveram presentes.
Esse não foi o início das atividades das SMP na diocese. Desde abril, as paróquias foram divididas em 14 setores missionários têm se dedicado ao estudo dos livros do padre Luís Mosconi. As missões são um presente para a diocese, em comemoração aos 100 anos de existência que serão comemorados em fevereiro de 2016.
A sexta-feira foi marcada pela acolhida calorosa e os primeiros ensinamentos da atual fase das Santas Missões.
No sábado, houve um momento de profunda reflexão e espiritualidade. Na sequência, padre Luís Mosconi motivou os participantes a refletirem: “Por que missões populares na Diocese de Guaxupé?” . O formador se dedicou à apresentação das Santas Missões Populares, utilizando dinâmicas com o intuito de envolver os participantes.
Em uma de suas falas, padre Luís Mosconi
destacou a relevância da inserção na comunidade e na relação entre os missionários, “uma pessoa autossuficiente na paróquia é perigoso”. O assessor motivou os participantes a se engajarem nas Santas Missões como protagonistas, afirmando: “As SMP são uma sacudida do amor, uma virada nesta diocese”.
A primeira experiência das SMP ocorreu no Pará, em 1991, motivada por um grupo de agentes de pastorais e lideranças das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) com a intenção de promover um novo caminho de evangelização que aproximasse os cristãos afastados das comunidades. De acordo com informações do padre Luís, mais de 400 mil pessoas percorreram o itinerário missionário proposto pelas SMP, que se tornou um movimento missionário a serviço da Igreja.
As ações missionárias integram três dimensões complementares, pessoal, eclesial e social. O assessor solicitou aos missionários que se dividissem em grupos para elegerem os objetivos primordiais da Diocese, situando-os nas dimensões propostas. Esses objetivos serão as metas para todo o processo das SMP, além deste caráter prático, os itens escolhidos se transformarão em oração, com o intuito de não serem esquecidos pelos missionários.
Já a noite, padre Luís conduziu a assembleia a preparar-se interiormente para a Vigília Eucarística, indicado que “ao lermos o Evangelho, nós vemos Jesus em vigília de oração, nos momentos mais difíceis, ele se colocava a orar a noite toda”. Pelo uso de cantos litúrgicos, a assembleia silenciou-se para contemplar a ação de Deus em sua vida. Incluída na celebração, uma dramatização feita por jovens indicou o chamado vocacional feito a cada um dos participantes.
No início do terceiro e último dia do 1º Retiro, os missionários participaram da celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano, dom José Lanza Neto, e concelebrada por 24 padres, entre eles o formador do retiro, padre Luís Mosconi, e o coordenador diocesano pastoral, padre Henrique Neveston.
Em sua homília, dom Lanza, ao saudar o padre Mosconi, o elogiou como “farol que abre caminhos”, aos leigos dirigiu as seguintes palavras: “Nós somos motivadores para que possa crescer ainda mais, nesta empreitada ninguém pode ficar para trás, nem as crianças, nem os adolescentes, nem as famílias, nem os idosos, ninguém”. O bispo, ainda, incentivou a unidade eclesial, que integre leigos, padres e bispo, pessoas necessárias para a implantação do Reino de Deus, superando as “pedras de tropeço”, presentes em cada um.
Durante a tarde, o assessor indicou os próximos passos que serão realizados nas paróquias, a partir deste primeiro retiro. Além do estudo dos livros, os missionários deverão intensificar as visitas, os contatos pessoais, incentivar a participação nos momentos de espiritualidade e formação missionária, incluindo o estudo do evangelho e o envolvimento comunitário.
Encerradas as atividades no Ginásio Poliesportivo, uma multidão invadiu as ruas da cidade, levando suas bandeiras e cantando músicas missionárias.
Ao longo do percurso, alguns moradores saíram às janelas para admirar os missionários, precedidos pela Cruz. Na praça da Catedral Diocesana, os participantes se preparam para receber o envio do bispo diocesano, que agradeceu a todos aqueles que se engajaram na organização das SMP. Durante o envio, dom Lanza ressaltou o verdadeiro sentido da missão que acontece no testemunho de Cristo no mundo, “vocês foram escolhidos do meio do povo para levar a Boa Nova às nossas comunidades, portanto ide às comunidades”, finalizou. O 2º Retiro Diocesano das Santas Missões Populares acontecerá em abril de 2015, também em Guaxupé.

Nenhum comentário: