Seja Bem Vindo(a)!!!

Neste Blog a Palavra de Deus é semeada diariamente. Com Vídeos, Imagens e Textos, Deus falará ao seu coração. Palavras são Sementes... Palavras de Deus, são sementes de Amor. Se entregue a este Amor do Céu!!!

Quem Somos
Nós do Palavrasforçajovem, compartilhamos das experiência junto ao Senhor Jesus, com uma linguagem do cotidiano.
Abrimos as portas para que as pessoas manifestem o Amor de Deus que as movem.

Visão
Tornar-se referência em evangelização.

Missão
Evangelizar diariamente com qualidade, segurança, sem distinção de credo, raça e orientação religiosa.

.

Postagem em destaque

Família, presente de Deus

É na família que Deus reside, habita

TRANSLATE

sexta-feira, 7 de março de 2014

Jejum e oração só têm sentido com a prática da caridade

O jejum e a oração precisam fazer de nós pessoas mais caridosas, afetuosas
e ternas umas para com as outras. “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão” (Mt 9,15).
Uma das práticas que nós somos chamados a viver durante este tempo da Quaresma, e em toda a nossa vida, é a prática do jejum e da penitência. Mas o jejum e a penitência, juntamente com a oração, só assumem sentido em nossa vida quando se voltam para a caridade, para o cuidado com o nosso próximo. Porque, muitas vezes, o nosso jejum é meio hipócrita, nós deixamos de comer, fazemos longas orações, mas não sabemos perdoar a quem está ao nosso lado, nós colocamos um jugo muito pesado em nosso próximo; nós somos duros, injustos com as pessoas.
Jejum e oração servem para moderar esse nosso impulso, que nos leva, muitas vezes, a machucarmos o outro, a oprimir e reprimir as pessoas ao nosso lado. O jejum e a oração precisam fazer de nós pessoas mais caridosas, afetuosas e ternas umas para com as outras! O jejum, que Jesus nos propõe, é o jejum da espera, é a configuração do jejum de Jesus ensinado pela Igreja, como o jejum do noivo que espera sua noiva chegar.
Enquanto o noivo espera a sua noiva chegar, ele está ali na expectativa, ainda não pode plenamente tomar posse da sua noiva, mas ele se prepara para esperá-la e, assim, quando ela chegar, aí sim a alegria será plena. Nós estamos no tempo da espera, na expectativa do Reino de Deus definitivo. Já sabemos que o Senhor está entre nós, e estamos a caminho deste Reino; o jejum é um grande remédio que nos ajuda a viver a expectativa deste Reino. No meio de nós, celebramos isso de forma mais intensa por intermédio da Páscoa de Jesus, que é a Sua manifestação gloriosa.
Nós jejuamos durante este tempo quaresmal, porque, depois, liturgicamente, quando o Senhor estiver entre nós, no tempo pleno da Páscoa, então não jejuaremos mais, porque nós estaremos com o Noivo vivo e ressuscitado no meio de nós.
A Igreja nos convida a viver de forma profunda a espiritualidade deste tempo da Quaresma. Façamos o jejum de forma discreta, humilde, mas eficaz, porque o Senhor nos ajuda a sermos melhores e a termos autocontrole sobre as nossas atitudes.
Deus nos abençoe!

Nenhum comentário: